catedral-logo

III Domingo do Advento – 16/12/2018

Que devemos fazer?

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília

A Liturgia da Palavra deste domingo continua a por em relevo a figura de João Batista, destacando o seu convite à conversão dirigido a todos que o procuravam. “Que devemos fazer?”, perguntavam as pessoas a João (Lc 3,10). A narrativa de S. Lucas ressalta que o chamado à conversão, feito por João Batista, com humildade e coragem, se dirige a todos, de forma bastante concreta. São destacas as exigências da partilha, da simplicidade, da honestidade e da verdade. Não basta a intenção geral de converter-se; são necessárias atitudes concretas que expressem a conversão sincera. “Que devemos fazer” é a pergunta que também nós fazemos, neste Advento, procurando dar passos concretos de conversão e vida nova.

A conversão vivida por aqueles que estão se preparando para acolher o Senhor que vem deve ser acompanhada da alegria. É com alegria que nós esperamos a visita de uma pessoa querida e preparamos a casa para recebê-la. É com alegria ainda maior que nós aguardamos a vinda do Salvador, preparando bem a nossa casa para a sua chegada, isto é, convertendo-nos.  As leituras deste Domingo nos convidam a vivenciar a alegria que acompanha a espera do Senhor.

O profeta Sofonias anuncia ao povo de Israel: “Canta de alegria! Rejubila-te! Alegra-te e exulta de todo o coração!” (Sf 3,14), completando, a seguir: “não temas, não te deixes levar pelo desânimo!” (Sf 3,16). O profeta explica a razão de ser desta alegria: “o Senhor, teu Deus está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva”. A presença de Deus no coração e na vida é sempre motivo de alegria e de paz.

São Paulo, escrevendo aos Filipenses, também convida à alegria. “Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos” (Fl 4,4-7), pois “o Senhor está próximo”. Tal alegria deve ser acompanhada da confiança em Deus e da bondade para com todos. Afirma o Apóstolo: “que a vossa bondade seja conhecida de todos!”; “não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus”, através de súplicas e ação de graças. Neste Advento, temos a oportunidade de fazer a experiência da alegria que brota da oração confiante em Deus e da bondade para com as pessoas.

Em todo o Brasil, neste domingo, realiza-se a coleta nacional da Campanha para a Evangelização, destinada a promoção e a sustentação da ação evangelizadora da Igreja. Todos nós somos responsáveis pela evangelização! Por isso, além da oração e da participação nas iniciativas pastorais da Igreja, somos convidados a oferecer também a nossa colaboração representada por essa coleta especial.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2022 janeiro

Semana 5

seg 27
ter 28
qua 29
qui 30
sex 31
sáb 1
dom 2
seg 3
ter 4
qua 5
qui 6
sex 7
sáb 8
dom 9
seg 10
ter 11
qua 12
qui 13
sex 14
sáb 15
dom 16
seg 17
ter 18
qua 19
qui 20
sex 21
sáb 22
dom 23
seg 24
ter 25
qua 26
qui 27
sex 28
sáb 29
dom 30
seg 31
ter 1
qua 2
qui 3
sex 4
sáb 5
dom 6
SITES INDICADOS
Open chat