catedral-logo

Ouvintes e Praticantes da Palavra

Retomamos, hoje, a leitura do Evangelho segundo Marcos, que está sendo proclamado nas missas da maior parte dos domingos do Tempo Comum deste Ano Litúrgico. Hoje, somos convidados a refletir sobre como temos escutado e praticado a Palavra de Deus. As leituras da Bíblia nos convidam a sermos ouvintes e praticantes da Palavra.

Os fariseus e mestres da lei questionam Jesus a respeito da observância das leis e costumes pelos seus discípulos. Os fariseus seguiam muitas leis e preceitos que o povo tinha dificuldade de conhecer e praticar. Eles seguiam “preceitos humanos”, a “tradição dos homens”, ao invés do “mandamento de Deus”. Jesus os chama de “hipócritas”, por honrarem a Deus com os lábios, enquanto o coração deles estava distante do Senhor. Jesus aproveita a ocasião para ensinar a multidão a respeito daquilo que torna impuro o homem, isto é, o que sai “de dentro do coração humano” (Mc 7,21). Ao invés de preocupar-se com aparências, como faziam os fariseus, é preciso cuidar do interior, do “coração”, a fim de agradar a Deus e praticar fielmente a sua Palavra.

O livro do Deuteronômio nos exorta a “guardar os mandamentos”, a “por em prática” a Palavra de Deus como condição para ter a vida (Dt 4,1). Muito diferente da atitude dos fariseus perante a Lei é o que propõe o Deuteronômio, ao ressaltar a necessidade de fidelidade e obediência à Palavra de Deus, sem jamais deturpar o seu sentido, nada acrescentando ou tirando (Dt 4,2). Semelhante mensagem é dirigida aos primeiros cristãos pela Carta de São Tiago que nos exorta: “sede praticantes da palavra e não meros ouvintes”, pois quem se tornasse mero ouvinte estaria enganando-se a si mesmo. A prática da Palavra deve acontecer pelo testemunho da caridade para com os pobres e sofredores e pela atitude de “não se deixar contaminar pelo mundo” (Tg 1,27).

Necessitamos dar mais atenção à Palavra de Deus para ser Igreja missionária. Na Arquidiocese de Brasília, temos como uma das prioridades pastorais “a animação bíblica da vida e da pastoral”, que deve ser assumida por todas as paróquias, pastorais e movimentos. É preciso que todos tenham “a Bíblia na mão, a Palavra de Deus no coração e os pés na missão”, conforme temos repetido nas Visitas Missionárias.

Neste último domingo do mês Vocacional nos recordamos de nossos Catequistas, que se dedicam generosamente a ensinar a Palavra de Deus, em nossas comunidades. Cada catequista seja sempre ouvinte, praticante e anunciador da Palavra! A todos, a gratidão, as orações e o fraterno apoio de nossas comunidades e famílias!

 

Sérgio da Rocha,
Arcebispo de Brasília

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2023 dezembro

Semana 2

seg 27
ter 28
qua 29
qui 30
sex 1
sáb 2
dom 3
seg 4
ter 5
qua 6
qui 7
sex 8
sáb 9
dom 10
seg 11
ter 12
qua 13
qui 14
sex 15
sáb 16
dom 17
seg 18
ter 19
qua 20
qui 21
sex 22
sáb 23
dom 24
seg 25
ter 26
qua 27
qui 28
sex 29
sáb 30
dom 31
  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

SITES INDICADOS
Open chat