catedral-logo

Solenidade de Todos os Santos

Chamados a Ser Santos

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília

 

Estamos celebrando, neste domingo, a solenidade de “Todos os Santos”, transferida, no Brasil, para o domingo seguinte ao dia primeiro de novembro, quando este ocorrer em dia da semana.  Os santos são intercessores e modelos de vida cristã para o Povo de Deus. Pela intercessão dos santos, as nossas preces chegam a Jesus e por meio dos seus exemplos somos motivados a segui-lo fielmente. Quanto às imagens dos santos, a nossa atitude é de respeito e piedosa veneração, nada existindo de idolatria na representação dos santos por meio das imagens. Quem afirma ser idolatria o culto aos santos ou a veneração de suas imagens não conhece bem o ensinamento da Igreja a respeito dos santos, nem está entendendo o que a Bíblia afirma sobre a idolatria.

Num mundo marcado por tantas situações de pecado, esta solenidade litúrgica nos convida a fazer a experiência de uma vida santa, recordando-nos que todos são chamados a ser santos. O Livro do Apocalipse (Ap 7,2-4.9-14) se refere a uma “multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, que ninguém podia contar”, indicando-nos que a salvação em Cristo e a santidade são para todos. Eles permaneceram fiéis na “grande tribulação”; perseveraram até o fim em meio a perseguições. Os santos são exemplos de fidelidade a Cristo, são testemunhas corajosas e fiéis do Senhor. Recentemente, no dia 15 de outubro, tivemos a alegria da canonização de 30 santos mártires do Rio Grande do Norte, cujo testemunho nos estimula a viver a fé com maior empenho e fidelidade. Contudo, não são santos por conta própria; são santos porque foram redimidos por Cristo, “lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro”.

A passagem das Bem-aventuranças (Mt 5,1-12) nos mostra quem são os santos e como ser santos. Os santos são “bem-aventurados”, são “felizes”. Nesta solenidade, nós somos motivados não somente a meditar e a rezar as “Bem-aventuranças”, mas acima de tudo a por em prática o que Jesus nos ensina. Santos e felizes são os pobres em espírito, os mansos, os misericordiosos, os puros de coração, os que promovem a paz, os aflitos consolados por Deus, os que têm fome e sede de justiça e os perseguidos por causa da justiça. Este é o caminho da santidade proposto por Jesus. Somos todos chamados a ser santos, trilhando o caminho das bem-aventuranças.

A primeira carta de S. João (1Jo 3,1-3) nos recorda o “grande presente” que o Pai nos deu: “sermos chamados filhos de Deus”. Os santos, purificados por Cristo, se comportam como verdadeiros filhos de Deus e, por isso, como irmãos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2023 dezembro

Semana 2

seg 27
ter 28
qua 29
qui 30
sex 1
sáb 2
dom 3
seg 4
ter 5
qua 6
qui 7
sex 8
sáb 9
dom 10
seg 11
ter 12
qua 13
qui 14
sex 15
sáb 16
dom 17
seg 18
ter 19
qua 20
qui 21
sex 22
sáb 23
dom 24
seg 25
ter 26
qua 27
qui 28
sex 29
sáb 30
dom 31
  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

SITES INDICADOS
Open chat