catedral-logo

Uma só carne!

Estamos iniciando o mês dedicado especialmente às missões. Concluímos recentemente o Mês da Bíblia, com renovada disposição de ter sempre mais a Bíblia nas mãos, a Palavra de Deus no coração e os pés na missão. Somos chamados a partilhar com os irmãos, o dom da Palavra que acolhemos. O rosto missionário da Igreja possa resplandecer em todas as nossas paróquias, comunidades, pastorais e movimentos. Sejamos Igreja em estado permanente de missão, “Igreja em saída”, que vai ao encontro de todos, especialmente dos que mais sofrem, para compartilhar a alegria do Evangelho!

Neste domingo, na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco faz a abertura da Assembleia do Sínodo dos Bispos que se estende até o dia 25 de outubro, tendo como tema “a vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”. O Sínodo ressalta o valor do matrimônio e da família, à luz da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja, procurando oferecer propostas pastorais para os desafios que os casais e as famílias enfrentam na atualidade. Pedimos a oração de todos pela Assembleia do Sínodo dos Bispos.

O trecho do Evangelho segundo Marcos, hoje meditado, nos recorda o valor do matrimônio indissolúvel, a ser vivido na fidelidade, como “uma só carne”, segundo a vontade do Criador (Mc 10,7), conforme o ensinamento de Jesus aos seus discípulos. O texto da Criação, mencionado pelo Evangelho, aparece na primeira leitura, ressaltando a unidade inseparável que une homem e mulher na vida conjugal. A Carta aos Hebreus anuncia a vitória de Jesus, “coroado de glória e honra por ter sofrido a morte” (Hb 2,9), mostrando-se solidário conosco, seus irmãos. Pela graça de Cristo, cada casal pode cumprir o desígnio do Criador, permanecendo como “uma só carne”, nas diversas situações da vida familiar.

Estamos vivendo o Ano da Paz, em toda a Igreja no Brasil, com o lema “Somos da Paz”. Neste domingo, acontecem as Caminhadas da Paz em todas as dioceses brasileiras. A paz é dom e tarefa. A paz é dom de Deus! Por isso, rezemos pela paz no Brasil e no mundo. A paz é fruto da justiça e da caridade, queridas por Deus! Portanto, procuremos contribuir para que a paz aconteça, entre nós e no mundo, através da vivência da justiça e da caridade. Seja portador da paz em todos os ambientes, a começar da família!

Estamos para celebrar a festa da Padroeira, N. Sra. Aparecida, ocasião especial para testemunhar que somos povo de Deus que caminha unido, sob a proteção materna de Maria. Vamos todos participar! No calendário das paróquias, pastorais e movimentos, estejam liberadas a tarde e a noite do dia doze de outubro para que todos possam participar da missa e da procissão na Esplanada dos Ministérios.

 

Sergio da Rocha,
Arcebispo de Brasília

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2022 janeiro

Semana 5

seg 27
ter 28
qua 29
qui 30
sex 31
sáb 1
dom 2
seg 3
ter 4
qua 5
qui 6
sex 7
sáb 8
dom 9
seg 10
ter 11
qua 12
qui 13
sex 14
sáb 15
dom 16
seg 17
ter 18
qua 19
qui 20
sex 21
sáb 22
dom 23
seg 24
ter 25
qua 26
qui 27
sex 28
sáb 29
dom 30
seg 31
ter 1
qua 2
qui 3
sex 4
sáb 5
dom 6
SITES INDICADOS
Open chat