catedral-logo

Missa em Ação de Graças pela Dedicação da Catedral acontece nesta segunda

A Arquidiocese de Brasília convida a comunidade a participar, nesta segunda-feira, 30 de maio, às 12h15, da Missa Comemorativa pelo 46º Aniversário de Dedicação da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, que será presidida pelo pároco João Firmino.

A dedicação de uma paróquia, Catedral ou Santuário, é um antigo costume da Igreja Católica, no qual se consagra, a Deus, o templo e tudo que há dentro dele: cruz, sinos, objetos litúrgicos, instrumentos, pias ou fontes batismais. O ritual torna o templo sagrado para o culto a Deus, como informa o Diretório Litúrgico da CNBB. (cf. Diretório da Liturgia, p.19).

“Por ser edifício visível, esta casa aparece como sinal peculiar da Igreja peregrina na terra e imagem da Igreja que habita nos céus. Convém, pois, que, ao se erigir um edifício única e estavelmente destinado à reunião do povo de Deus, e à celebração das ações sagradas, seja esta Igreja dedicada ao Senhor em rito solene, segundo antiquíssimo costume”. “Todas as Igrejas sejam dedicadas ou ao menos abençoadas. Contudo, as Igrejas catedrais e paroquiais sejam solenemente dedicadas pelo bispo diocesano ou alguém por ele delegado, e a cada ano a comunidade celebre solenemente o dia da dedicação de sua Igreja”. (…) Para se realçar a importância e a dignidade da Igreja local, o Ofício do Aniversário da Dedicação da Igreja Catedral terá o grau de solenidade na própria igreja catedral e de festa nas outras igrejas da diocese, na data em que foi dedicada… Convém que nesse dia o bispo concelebre a Eucaristia na igreja catedral com o cabido dos cônegos ou o Conselho presbiteral, com a maior frequência possível de fieis. ”(nn. 2 e 26)

Não perca!

Venha prestigiar esse momento e render graças a Deus pela edificação de nossa Igreja Mãe de Brasília!

Via Arquidiocese de Brasília

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2024 março

Semana 5

seg 26
ter 27
qua 28
qui 29
sex 1
sáb 2
dom 3
seg 4
ter 5
qua 6
qui 7
sex 8
sáb 9
dom 10
seg 11
ter 12
qua 13
qui 14
sex 15
sáb 16
dom 17
seg 18
ter 19
qua 20
qui 21
sex 22
sáb 23
dom 24
seg 25
ter 26
qua 27
qui 28
sex 29
sáb 30
dom 31
  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

SITES INDICADOS
Open chat