Notícias da paróquia › 19/02/2014

Monsenhor Marcony é o mais novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília

Monsenhor Marcony Vinícius Ferreira, atual Vigário Geral e Moderador da Cúria Metropolitana, foi nomeado Bispo pelo Papa Francisco. O anúncio aconteceu na manhã desta quarta-feira, 19 de fevereiro. Monsenhor sera Bispo Auxiliar da Arquidiocese junto com Dom Valdir Mamede, Dom Leonardo Ulrich Steiner e Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida.

Monsenhor Marcony nasceu no dia 3 de março de 1964, na Vila Planalto (Brasília). Com 16 anos de idade, entrou para o Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, onde cursou filosofia e teologia. Aos 3 de dezembro de 1988, com 24 anos, foi ordenado sacerdote, tornando-se o primeiro padre nascido e consagrado em Brasília.

No antigo Curso Superior de Teologia (hoje denominada Faculdade de Teologia da Arquidiocese – Fateo) lecionou teologia. Em 1996 iniciou, no Vaticano, a dissertação de mestrado em Liturgia, mas teve que retornar à Brasília pouco tempo depois a pedido do Cardeal Dom José Freire Falcão, então Arcebispo da Arquidiocese.

Durante o tempo afastado dos estudos, esteve à frente da Catedral Metropolitana de Brasília e ganhou a afeição dos fieis que lá vão costumeiramente para as missas diárias.  “O que mais me alegra até os dias de hoje é a presença marcante e de fé do povo todos os dias para a missa do meio-dia. Nossa Igreja Mãe é ao mesmo tempo Monumento e Casa de Deus, abençoando, pela intercessão de Nossa Padroeira, todos os que a visitam”, conta Monsenhor.

Somente em 2011, com Dom João Braz de Aviz como Arcebispo da Arquidiocese, Monsenhor voltou ao Vaticano para terminar a dissertação de mestrado em Liturgia. O retorno à Brasília aconteceu um ano e meio depois. Na ocasião, ele assumiu a função de Vigário Episcopal do Vicariato Centro da Arquidiocese.

Posse

A posser irá acontecer no dia 12 de abril, às 08h30 na Catedral Metropolitana de Brasília. Todos estão convidados a participar.

Monsenhor irá celebrar uma missa em Ação de Graças pela posse, hoje (19), às 12h, na Catedral Metropolitana.