catedral-logo

Participe da Semana Nacional da Família em Brasília que será de 03 à 7 de agosto

A Semana Nacional da Família, SNF, deste ano de 2020 será celebrada com o tema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js. 24,15), no período de 9 a 15 de agosto nas regionais, dioceses e comunidades. A Comissão Nacional da Pastoral Familiar, CNPF, para contribuir e dinamizar essas celebrações, fará a abertura um dia antes, 8, e o encerramento um dia depois, 16, de forma virtual.

 

A abertura no dia 8 será a partir das 10 horas, iniciando com uma saudação de Dom Walmor Oliveira, Arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, seguida da palestra do casal André e Karina Parreira abordando o tema da SNF, “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”, finalizando com uma conversa sobre “O ‘Novo Normal’ e a família no pós pandemia” com a terapeuta Marta Pimenta de Brito.

O encerramento no dia 16 de agosto será às 20 horas, com um momento musical no qual também serão apresentados pequenos vídeos das celebrações realizadas em todo o Brasil. Tudo será transmitido ao vivo pelo canal oficial da CNPF no Youtube: www.youtube.com/PastoralFamiliarCNBB.

 

 

Celebrações nas regionais, dioceses e comunidades

 

No período de 9 a 15 de agosto as celebrações ficam por conta das regionais, dioceses e comunidades. É uma semana em que se pode desfrutar momentos intensos de alegria aproveitando para fortalecer o alicerce da casa comum, nos quatro pilares propostos nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) 2020/2023: Palavra, Pão, Caridade e Missão. Pilares que estão diretamente ligados à família e sua casa, lugar sagrado e santuário da vida. Há diversas formas de se desenvolver atividades nestes dias para que a SNF seja fortemente vivenciada por todos. Cada paróquia pode e deve decidir como viver esta semana com seus paroquianos. O ‘Hora da Família’ deste ano, que tem a intenção de aprofundar a vocação da Igreja Doméstica, é um excelente subsídio que ajudará a celebrar bem a SNF e pode ser explorado em todos os segmentos da comunidade, quais sejam grupos, movimentos e pastorais. Este livro é bastante dinâmico e didático podendo, em tempos de pandemia em que as atividades estão bem limitadas por causa do distanciamento social, ser vivenciado pelas próprias famílias, em suas casas.

 

Antecedendo a Semana Nacional da Família em Brasília

 

Sendo a SNF um evento tão grandioso e importante, o Setor Vida e Família da Arquidiocese de Brasília, com a intenção de contribuir, dinamizar e fortalecer as celebrações, também desenvolverá uma série de atividades durante a semana que antecede a SNF.

Será um valioso evento, adaptado às condições que a pandemia nos impôs, que acontecerá durante toda a semana de 3 a 8 de agosto. Tudo será transmitido ao vivo pelos canais oficiais da Pastoral Familiar no Youtube,  comissaoarquidiocesanapastoralfamiliar, e no Facebook,  facebook.com/pastoralfamiliardebrasilia. Dentre as atrações teremos a oração do santo terço, lives e missa.

A programação será a seguinte: todos os dias, às 15 horas, haverá a oração do santo terço; todas as noites, às 20 horas, haverá Lives que abordarão diversos temas relacionados à família; terminamos o nosso evento no sábado, dia 8, às 17 horas, com a santa missa transmitida diretamente da Catedral Metropolitana de Brasília, presidida por Dom José Aparecido e com Celebrada por Dom Marcony e o Assessor Eclesiástico do Setor Vida e Família Padre Ricardo Ferreira.

 

Nas apresentações das Lives os temas abordados proporcionarão uma profunda reflexão  sobre o amor de Deus pelas famílias. Para isso, contaremos com a participação de atuantes irmãos na defesa da vida e na valorização da família. Dentre eles o Casal Nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Katia Stof, que na primeira live, segunda-feira, falará sobre o tema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Na noite seguinte, terça-feira, o diácono Emerson, que orienta o Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar,   e o seminarista Vandinho vão tratar sobre o tema “Amados e chamados por Deus”. Na terceira noite, quarta-feira, o Assessor Nacional da Pastoral Familiar, Padre Crispim, fará uma exposição sobre o tema “Família e Educação”. Na quinta-feira contaremos com a participação da Equipe de Bioética de Brasília, na pessoa do Padre João Baptista, que vai falar sobre o tema “Família e o Compromisso com a Vida”. Na última noite de Lives, sexta-feira, fecharemos com o Casal Rubens e Tatiana, da Equipe de Nossa Senhora, eles vão discorrer sobre o tema “Família e Matrimônio.

 

Como visto, a programação será bem fértil. Participe, convide sua família e seus amigos, não perca essa oportunidade de celebrar a família  e de fazer da sua casa um lugar que serve ao Senhor. Aproveite para gravar pequenos vídeos ou bater fotos e postar nas suas redes sociais com a hastag #semananacionaldafamília. Você poderá aparecer na Live do dia 16 de agosto.

 

Serviço

 

Semana precursora da SNF – Setor Vida e Família da Arquidiocese de Brasília

(comissaoarquidiocesanapastoralfamiliar / facebook.com/pastoralfamiliardebrasilia)

 

3 de agosto:

15:00 – santo terço

20:00 – “Eu e Minha Casa Serviremos ao Senhor” – Luiz e Kátia Stof

4 de agosto:

15:00 – santo terço

20:00 – “Amados e Chamados por Deus” – diácono Emerson e seminarista Vandinho

5 de agosto:

15:00 – santo terço

20:00 – “Família e Educação” – Pe Crispim

6 de agosto:

15:00 – santo terço

20:00 – “Família e o Compromisso com a Vida” Pe João Baptista

7 de agosto:

15:00 – santo terço

20:00 – “Família e Matrimônio” – Rubens e Tatiana

8 de agosto:

17:00 – Santa Missa

 

Semana Nacional da Família – CNPF (www.youtube.com/PastoralFamiliarCNBB)

8 de agosto:

10:00 às 12:00

Saudação de Dom Walmor Oliveira

“Eu e minha casa serviremos ao Senhor” – André e Karina Parreira

“O ‘Novo Normal’ e a família no pós pandemia” – Marta pimenta de Brito

17:00 – Santa Missa

9 a 15 de agosto:

Celebrações nas regionais, dioceses e comunidades

16 de agosto:

20:00 – Live musical e apresentação de vídeos das celebrações nas regionais, dioceses e comunidades.

 

 

Sugestões Práticas para Trabalhar a Semana Nacional da Família 2020:

 

Atividades Práticas que podem ser realizadas antes, durante e depois da Semana Nacional da Família.

 

Vídeos Motivacionais (casais da Pastoral Familiar, gravar vídeos com uma pequena mensagem de esperança para mandar por WhatsApp para aqueles que não tem acesso e/ou domínio da Tecnologia)

LIVEs (propor e/ou convidar as famílias a participarem das Lives que estão sendo propostas pelo Nacional, pelas Dioceses e Paróquias);

Vídeos (gravar Testemunho de Famílias sobre os encontros Hora da Família e suas contribuições);

Realizar os Encontros em Família (convidando outras pessoas da comunidade a participarem pelas ferramentas online -Zoom/Meet)

Motivar as Famílias a Rezarem o Terço durante a Semana Nacional da Família (09 a 15 de agosto rezam e refletem o Evangelho/ Leitura proposta em cada Encontro)

 

09/08 (Domingo) – Mt. 1, 18 -24

10/08 (Segunda) – Isaías 43, 1 – 5

11/08 (Terça) – Gênesis 2, 19 – 24

12/08 (Quarta) – Mateus 22, 37 – 40

13/08 (Quinta) – Mateus 4, 12 – 23

14/08 (Sexta) – Lucas 10, 25 – 37

15/08 (Sábado) – Josué 24, 14 -17

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2022 janeiro

Semana 5

seg 27
ter 28
qua 29
qui 30
sex 31
sáb 1
dom 2
seg 3
ter 4
qua 5
qui 6
sex 7
sáb 8
dom 9
seg 10
ter 11
qua 12
qui 13
sex 14
sáb 15
dom 16
seg 17
ter 18
qua 19
qui 20
sex 21
sáb 22
dom 23
seg 24
ter 25
qua 26
qui 27
sex 28
sáb 29
dom 30
seg 31
ter 1
qua 2
qui 3
sex 4
sáb 5
dom 6
SITES INDICADOS
Open chat