Sacramento do Matrimônio

Sacramento do Matrimônio2021-08-10T21:11:06-03:00

Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida

– SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO –

     O matrimônio é o consentimento mútuo e irrevogável, mediante o qual os cônjuges se doam e recebem-se mutuamente. O amor dos cônjuges, pela sua índole natural, se destina à procriação e educação dos filhos. Os filhos são, na verdade, o mais excelente dom do matrimônio e muito contribuem para a felicidade dos próprios pais. A íntima comunhão de vida e de amor, pela qual os cônjuges “já não são dois, mas uma só carne”, foi estabelecida pelo Criador, instruída com suas leis e dotada com sua benção, a única que não foi abolida nem pelo castigo do pecado original. Este vínculo sagrado, portanto, não depende do arbítrio humano, mas do próprio autor do matrimônio, que o quis dotado de vários bens e fins. Na verdade, fazendo nova criatura e novas todas as coisas, o Cristo Senhor quis o Matrimônio reconduzido à sua forma e santidade primitivas, de tal modo que o que Deus uniu, o homem não separe; e, ainda mais, elevou este pacto conjugal indissolúvel à dignidade de Sacramento para que significasse mais claramente e exprimisse mais facilmente a imagem da sua própria aliança com a Igreja. O cultivo verdadeiro do amor conjugal e toda estrutura da vida familiar, sem desprezar os outros fins do matrimônio, tendem a dispor os cônjuges cristãos a cooperarem corajosamente com o mesmo Criador e Salvador, que, por intermédio deles, aumenta e enriquece a sua família. (da introdução ao Ritual do Matrimonio)

INICIO DO PROCESSO – O casal deve dar entrada para a abertura do processo matrimonial na Paróquia em que a noiva ou o noivo reside, apresentando os seguintes documentos: – certidão de batismo atualizada de cada um (BATISTÉRIO – que tem validade de 6 meses, requisitada junto a Igreja em que cada um foi batizado, especificando que é para fins matrimoniais; – cópia da cédula de identidade dos noivos; – cópia do comprovante de residência dos noivos; – certidão ou protocolo do processo civil; – comprovante do Curso de Noivos ou Curso de Preparação para o Sacramento do Matrimonio; – nome de 2 (duas) testemunhas com endereço, estado civil e profissão. Tal ação deverá ocorrer com 2 (dois) meses de antecedência da data do Casamento, dando também a entrada no processo civil. Para a abertura do Processo Matrimonial na Paróquia de um dos nubentes o casal deverá estar presente;

 EXIGÊNCIAS – A Igreja deseja e prima que seus fiéis tenham uma reta vivencia da fé, pedindo então aos que buscam o Sacramento do Matrimonio a vivencia dos demais sacramentos como a Crisma, a Eucaristia e a Confissão.  Para se iniciar o processo matrimonial é obrigatório que uma das partes seja católica, batizada na Igreja católica. Caso uma das partes não seja batizada ou vivencie uma outra Fé (outra religião), será observada então a disposição própria do matrimonio de Mista Religião ou com Disparidade de Culto, com suas dispensas e exigências que serão devidamente apresentadas pelo Pároco da Igreja em que o processo será aberto.

PROCESSO CIVIL – A Igreja pede que seja dada entrada no processo civil antes da entrada no processo religioso, já que Igreja exige o contrato civil, lembrando que a legislação brasileira pede a realização do mesmo. O casal pode escolher também a realização do processo civil junto do processo religioso, tomando as devidas providências no cartório.

TRANSFERÊNCIA – Na abertura do processo os noivos deverão informar que realizarão a cerimônia na Igreja Catedral. Após os tramites necessários na Paróquia de origem, o casal deverá levar o processo na Secretaria da Catedral até uma semana antes da data da cerimônia. A transferência do processo para outra Igreja e a transferência de outra Igreja para a Paróquia tem custas que deverão ser quitadas antes da entrega do processo ou da realização da cerimônia.

 

ENCONTRO DE PREPARAÇÃO PARA A VIDA MATRIMONIAL – CURSO DE NOIVOS

A Catedral oferece, através de sua Pastoral Familiar, um curso de preparação para aqueles que desejam receber o Sacramento do Matrimônio. Celebrar o Sacramento do Matrimônio na Igreja Católica exige uma preparação mínima que os esclareça acerca das responsabilidades a serem assumidas na sua vida matrimonial. Em nossa igreja Catedral, essa preparação é oferecida pelo menos uma vez por ano em oito ou dez reuniões semanais. Não temos Curso em finais de semana. Os casais que completam toda a formação do Encontro recebem o Certificado, documento exigido na composição do processo matrimonial que os habilita a se casarem na Igreja Católica. Ressaltamos que só receberá o Certificado o casal em que ambos participarem de todas as reuniões. Para outras informações não contidas acima envie um e-mail para: noivosdacatedral@gmail.com

Open chat