Mais uma etapa da preparação da Catedral para as Festividades em honra a Nossa Senhora Aparecida teve início hoje, 9 de setembro. Sob a responsabilidade da Vithel Engenharia, é realizada a manutenção nos vidros externos da nossa Igreja Mãe de Brasília.
O serviço conta com manutenção nas juntas de vedação do sistema de pele de vidro da área externa, para evitar infiltrações no período chuvoso; troca de alguns módulos de vidro que estão danificados e limpeza.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi informado sobre a realização dos reparos e de que os vitrais internos, da artista Marianne Peretti, não serão modificados.
A execução desses serviços tem previsão de término na primeira semana de outubro e os trabalhos serão realizados por uma equipe qualificada para o trabalho em altura, seguindo todas as especificações das normas regulamentadoras.
Atualmente, há infiltrações nas juntas do sistema de pele de vidro da catedral devido à fixação inadequada do vitral. Foi utilizado um produto que não tem a resistência necessária para suportar as intempéries do ambiente externo. Em contato diário com o calor, esse material resseca, cria fissuras e se torna quebradiço.
Nesse sentido, os ajustes, serão feitos da seguinte forma: serão removidos, um a um, os módulos instalados com o material inadequado, o poliuretano (PU), que já se encontram em estado avançado de ressecamento; em seguida, os profissionais irão remover a peça e limpar a área com álcool isopropílico. Com a área limpa e isolada, será aplicado o silicone estrutural. Ao mesmo tempo, as peças externas serão limpas.
Catedral 60 anos
Todas essas melhorias fazem parte do Projeto Catedral 60 anos, cuja primeira ação foi a reforma dos sinos, financiada com o apoio da embaixada de Taiwan. Na sequência, os ajustes nos vidros externos, a impermeabilização para o retorno do espelho d’água e a renovação do sistema de iluminação. No total, deverão ser investidos R$ 54 milhões oriundos de apoios de benfeitores que a catedral tem buscado reunir em torno do projeto de renovação.
Foto de capa: Vithel Engenharia