Horário de Funcionamento e Visita
Segunda-feira: das 08h às 17h
Terça e Sexta-feira: das 10:30h às 17h (limpeza da Nave Central das 08h às 10:30h)
Quarta, Quinta Sábado e Domingo: das 08h às 17h
Hours of Operation and Visit
Monday: 8am at 5pm
Tuesday and Friday: 10:30 - 17: 00 (cleaning of the Central Ship from 08:30 - 10:30)
Wednesday, Thursday Saturday and Sunday: from 08h to 17h
Horários de Funcionamento na Pandemia
Segundas: fechada
De terça a sexta: das 08h às 12h15 (inicio da missa) depois fecha.
Sábados: das 08h às 17h (inicio da missa)
Domingos: das 09 às 12h e das 16h às 18h (inicio da missa)
Visitas às áreas internas da catedral suspensas enquanto durar a Pandemia

Quaresma – Preparação para a Confissão

PREPARAÇÃO PARA CONFISSÃO

Se dissermos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. (l Jo 1,8)

No sacramento da reconciliação, JESUS se faz presente através do Sacerdote para nos ouvir, nos falar, para perdoar nossos pecados e nos dar a garantia da absolvição. O Poder de perdoar os pecados é dado por Deus à Sua Igreja. Não há pecado algum, por mais grave que seja, que a Santa Igreja não possa perdoar (CIC, 982). O pecado é uma transgressão à lei de Deus, consciente e livremente cometida. Nós pecamos por pensamentos, palavras, atos e omissão.

Para se fazer uma boa confissão é necessário estar consciente de seus pecados, reconhecendo-os; estar sinceramente arrependido; ser claro e objetivo na confissão; não omitir (deixar de confessar) nenhum pecado, sobretudo os mais graves; ter a certeza da absolvição ao recebê-la; ter um firme propósito de conversão contínua, cumprir a penitência e acatar os conselhos que o sacerdote propor.

Evite conversar ou distrair-se na fila da confissão. Aproxime-se do confessor com confiança e humildade. Sem rodeios confesse os seus pecados, sem citar nomes de pessoas ou entrando em detalhes desnecessários nem mesmo omitindo coisas importantes.

Depois de fazer a sua confissão procure escutar atentamente os conselhos do confessor e responda com sinceridade as perguntas que ele eventualmente lhe fizer. Faça a sua oração silenciosa no momento da absolvição e reze em seguida o ato de contrição. Coloque-se em oração e cumpra penitência mandada pelo padre. Depois diss agradeça a Deus porque Ele foi misericordioso bondoso perdoando os seus pecados.

PASSOS PARA UMA BOA CONFISSÃO

1. Após uma oração ao Espírito Santo, fazer o exame de consciência, analisando a vida passada desde a última confissão, na luz dos mandamentos de Deus e da Igreja.
2. Arrepender-se de ter desobedecido a Deus Pai. O arrependimento não é apenas a reza de um ato penitencial, mas é um coração contrito que sente pesar por ter ofendido a Deus e por ser ingrato para com o seu amor.
3. Firme propósito de melhorar, de não pecar mais e de evitar aquilo que poderia ser ocasião para pecar (pessoa, lugar, filme…), com isso usar também os meios positivos, como oração, sacramentos, boa companhia etc.
4. Confessar os pecados ao sacerdote e receber a absolvição. A acusação dos pecados deve ser feita com toda sinceridade, humildade e clareza. Nunca ocultar qualquer pecado, principalmente grave, por vergonha ou por medo. Se isto acontecer, nenhum dos pecados ficaria perdoado, e, além disso, aquela confissão se tornaria um novo pecado chamado de sacrilégio (profanação). Os pecados esquecidos sem culpa (sem querer) não nos devem perturbar, pois todos estarão perdoados. Se for um pecado grave, deve ser confessado na próxima confissão.
5. Fazer satisfação, isto é, com gratidão pelo perdão recebido cumprir a penitência imposta pelo sacerdote e tentar reparar os males causados pelos pecados (restituição).

ATO DE CONTRICÃO:
MEU DEUS EU ME ARREPENDO DE TODO
MEU CORAÇÃO POR VOS TER OFENDIDO PORQUE SOIS TÃO BOM E AMAVEL.
PROMETO COM A VOSSA GRAÇA NÃO MAIS PECAR E FUGIR DAS OCASIÕES PRÓXIMAS DOPECADO. MEU JESUS MISERICÓRDIA.

 

ORAÇÕES DO CRISTÃO

PAI NOSSO que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a Vossa vontade assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação, mas livrainos do mal.

AVE MARIA, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus rogai por nós, pecadores, agora, e na hora da nossa morte. Amem.

CREIO em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todopoderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo. na santa Igreja Católica; na comunhão dos Santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna.

SALVE, RAINHA, Mãe de misericórdia, vida, doçura, e esperança nossa, salve. A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva, a Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, Advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, Nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre. ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria.

VINDE, ESPÍRITO SANTO, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

 

 

2021-03-07T21:04:22-03:0007/03/2021|
Open chat