logo-catedral-site

Reativação dos sinos marca preparação para Festividades da Padroeira

A Catedral Metropolitana de Brasília se prepara para as festividades de Nossa Senhora Aparecida, a partir do dia 3 de outubro, com o início da novena em honra à Padroeira do Brasil e da Capital Federal. Nessa preparação do templo para as celebrações, uma das ações é a reativação dos sinos de bronze com uma nova tecnologia de acionamento automatizado.

A iniciativa está dentro do Projeto Catedral 60 anos, cujo principal objetivo é promover a restauração, manutenção e preservação do patrimônio cultural. Para concretizar essa iniciativa, a Catedral de Brasília contou com uma doação feita pelo Escritório de Taiwan no Brasil, representado pelo senhor Benito Liao.

Sinos

Com um novo sistema instalado, será possível novamente escutar o soar dos sinos dispostos no campanário de 20 metros de altura, localizado ao lado da Catedral. Assim, como já ocorria tradicionalmente, desde 1987 até a última desativação, por volta de 2018, os sinos tocarão às 6h, às 12h e às 18h. Nesses horários, os cristãos católicos rezam a oração mariana do Angelus, uma meditação antiga que faz memória da Anunciação do Anjo Gabriel a Nossa Senhora.

Manutenção

Os ajustes são realizados pela empresa Sinos Dourado, sob a liderança do engenheiro Arthur Tavano Neto e com a coordenação da equipe da Catedral e do pároco, padre Agenor Vieira. 

A empresa brasileira está substituindo o sistema de origem italiana que tornou-se obsoleto e apresentava alto consumo de energia, além de ter custo elevado em sua manutenção, justamente devido à sua origem importada. O trabalho também conta com o restauro do badalo de um dos sinos, que chegou a cair anos atrás. Ainda é feita a troca do cabeamento na parte superior do campanário que foi danificado pela exposição prolongada ao Sol.

De acordo Arthur Neto, o sistema oferecido à Catedral de Brasília é “totalmente inovador e único no Brasil”. Ele consome da energia em comparação com o sistema anterior e não emite surtos na rede elétrica. “Os sinos estarão disponíveis 24 horas por dia por meio de conexão à internet e nos aplicativos instalados no dispositivo do padre, permitindo que ele acione e controle os sinos de qualquer lugar do mundo”, destacou.

O engenheiro detalhou que foi feita a toca de cabeamento de energia, troca do sistema de automatização e a remoção do segundo sino para uma manutenção específica.

“Os sinos são a voz de Deus que chama para a oração. É nessa perspectiva que a reforma do campanário foi concluída, entregando, novamente, aos moradores de Brasília e a quem visita os sinos instalados”, disse o engenheiro. 

 

Os sinos

Doados pelo Governo da Espanha, três dos sinos foram batizados lembrando as Caravelas de Cristóvão Colombo na descoberta da América – Santa Maria, Pinta e Nina. O quarto – Pilarica – é uma homenagem a Nossa Senhora do Pilar, muito cultuada no país europeu. O campanário, torre na qual os sinos estão instalados, é do projeto de Oscar Niemeyer.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2025 abril

Semana 5

seg 31
ter 1
qua 2
qui 3
sex 4
sáb 5
dom 6
seg 7
ter 8
qua 9
qui 10
sex 11
sáb 12
dom 13
seg 14
ter 15
qua 16
qui 17
sex 18
sáb 19
dom 20
seg 21
ter 22
qua 23
qui 24
sex 25
sáb 26
dom 27
seg 28
ter 29
qua 30
qui 1
sex 2
sáb 3
dom 4
  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

SITES INDICADOS
Open chat