Horário de Funcionamento e Visita
Segunda-feira: das 08h às 17h
Terça e Sexta-feira: das 10:30h às 17h (limpeza da Nave Central das 08h às 10:30h)
Quarta, Quinta Sábado e Domingo: das 08h às 17h
Hours of Operation and Visit
Monday: 8am at 5pm
Tuesday and Friday: 10:30 - 17: 00 (cleaning of the Central Ship from 08:30 - 10:30)
Wednesday, Thursday Saturday and Sunday: from 08h to 17h
Horários de Funcionamento na Pandemia
Segundas: fechada
De terça a sexta: das 08h às 12h15 (inicio da missa) depois fecha.
Sábados: das 08h às 17h (inicio da missa)
Domingos: das 09 às 12h e das 16h às 18h (inicio da missa)
Visitas às áreas internas da catedral suspensas enquanto durar a Pandemia

A reforma

A reforma2020-02-19T19:33:55-03:00
A Catedral Metropolitana de Brasília encontra-se em restauração, porém, aberta para visitação.

Desenhados pela artista Marianne Peretti, os vitrais originais foram fabricados de modo artesanal em vidro de sopro e apresentavam grande diferenças de espessura na mesma peça, razão pela qual o desenho assumia diferentes tonalidades. Tal fator, unido às altas temperaturas no interior da catedral acarretava tensões internas nos vitrais provocando a quebra espontânea das peças.

No mesmo ponto de um vidro foram medidas, no mês de julho de 2009, temperaturas mínimas de 15 graus Célcius e máximas de 68 graus Célcius, em intervalos inferiores a 12 horas, causando expansão e retração indesejável do vidro.

Os novos vitrais estão instalados e foram fabricados industrialmente, por uma tradicional empresa alemã de reconhecimento internacional e com tecnologia que garante a uniformidade na espessura de cada peça, sem perder a variedade das tonalidades criadas originalmente pela artista.

As placas de vidro coloridos foram fabricados em grandes dimensões na Alemanha e enviadas a um renomado ateliê na arte de vitrais, no Rio de janeiro, que realizou o corte e a montagem das peças, formando o desenho artístico de Marianne Peretti.

O processo de restauro também contempla os seguintes serviços realizados: a troca dos vidros externos por outros de melhor desempenho térmico, a instalação de novo sistema de acionamento eletromagnético dos sinos, o polimento de todo o mármore de carrara, a pintura interna e externa, a restauração das obras de arte da nave, a higienização das três esculturas dos anjos, a substituição dos cabos de aço que sustentam as três esculturas dos anjos e a modernização do seu sistema de fixação.

Essa obra é acompanhada e fiscalizada pelo IPHAN, pela Petrobras e por arquitetos e engenheiros especializados.

Confira também:

Open chat