logo-catedral-site

Santo Terço na tarde da Festa de Nossa Senhora Aparecida na Catedral

Celebrando a Festa de Nossa Senhora Aparecida (12/10), Padroeira do Brasil e de Brasília, às 15h ,foi rezado o Terço na Catedral Metropolitana de Brasília e na sequência cantou-se o Ofício de Nossa Senhora.  Padre João Firmino, pároco da Catedral foi quem conduziu o Terço.


Contemplando os Mistérios Gozosos, as pessoas presentes rezaram com fervor pedindo à Virgem os seus favores ou agradecendo por graças alcançadas, num clima de oração e sintonia com Deus por intermédio da Mãe Aparecida, entre Pai Nosso, Aves Marias e os cantos, a paz se fazia presente na nave.

Rosário e Terço

O termo “rosário” pode ter origem no costume de, em alguns lugares, o povo oferecer coroas (guirlandas) de rosas à sua rainha. Os cristãos transferiram então a Maria, a rainha do céu e da terra: oferecer-lhe uma coroa de 150 rosas – Ave-Marias. Dividido em três partes, surgindo o terço. “Cada dez Ave-Marias, um fato da vida de Jesus e de Maria: cinco fatos da infância: mistérios da alegria (gozosos); cinco fatos da dor, da paixão e morte (dolorosos); cinco da vitória de Cristo e da participação de Maria nela (gloriosos)”.

São João Paulo II, acrescentou cinco mistérios da luz (luminosos) em outubro de 2002. O rosário passa a ter assim, 200 Ave-Marias (duzentas rosas) e cada série de cinco mistérios passa a ser um quarto. Mas, por tradição, continua-se falando em rezar um terço ou um rosário.

HISTÓRIA DO OFÍCIO

O Ofício da Imaculada Conceição foi escrito em latim no século XV, pelo monge franciscano Bernardino de Bustis na Itália. Foi aprovado pelo Papa Inocêncio XI em 1678, e enriquecido pelo Papa Pio IX em 1876, após ter sido definido como Dogma de fé a doutrina da Imaculada Conceição na Bula “Ineffabilis Deus”, em 8 de dezembro de 1854.

Trazido para o Brasil pelos portugueses se tornou praticamente um patrimônio de fé do povo brasileiro. “Uma antiga tradição diz que Nossa Senhora se ajoelha no Céu quando alguém na terra reza o Ofício”.

É uma oração considerada longa, no entanto algumas pessoas rezam diariamente ou no dia de sábado. Os textos e as louvações feitas à Mãe de Deus, são baseados nas referências da Sagrada Escritura fazendo comparação a Nossa Senhora, expressões como: “velo de Gedeão”, “estrela de Jacó”, “trono de Salomão”, “torre de Davi” entre outras.

O Ofício pode ser rezado a cada três horas, ou de uma só vez. Podendo também ser cantado.

“Eu já conheço o Ofício já tem um tempo e desde que ouvi pela primeira vez eu me apaixonei pois são versos cantados. E a partir de hoje rezando aqui na Catedral, que é a primeira vez que venho rezar o Ofício aqui, eu tive uma certeza muito forte no meu coração, que a partir de agora eu vou rezá-lo sempre, inclusive em casa”, explica Dona Magnólia Moura que participou do Terço e Ofício.

 

Texto: Cleides Batista

Fotos: Pascom Brasília

Fonte: https://arqbrasilia.com.br/terco-festa-de-aparecida/

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2024 dezembro

Semana 3

seg 25
ter 26
qua 27
qui 28
sex 29
sáb 30
dom 1
seg 2
ter 3
qua 4
qui 5
sex 6
sáb 7
dom 8
seg 9
ter 10
qua 11
qui 12
sex 13
sáb 14
dom 15
seg 16
ter 17
qua 18
qui 19
sex 20
sáb 21
dom 22
seg 23
ter 24
qua 25
qui 26
sex 27
sáb 28
dom 29
seg 30
ter 31
qua 1
qui 2
sex 3
sáb 4
dom 5
  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

SITES INDICADOS
Open chat