Horário de Funcionamento e Visita
Segunda-feira: das 08h às 17h
Terça e Sexta-feira: das 10:30h às 17h (limpeza da Nave Central das 08h às 10:30h)
Quarta, Quinta Sábado e Domingo: das 08h às 17h
Hours of Operation and Visit
Monday: 8am at 5pm
Tuesday and Friday: 10:30 - 17: 00 (cleaning of the Central Ship from 08:30 - 10:30)
Wednesday, Thursday Saturday and Sunday: from 08h to 17h
Horários de Funcionamento na Pandemia
Segundas: fechada
De terça a sexta: das 08h às 12h15 (inicio da missa) depois fecha.
Sábados: das 08h às 17h (inicio da missa)
Domingos: das 09 às 12h e das 16h às 18h (inicio da missa)

São Valentim: santo tem rosto reconstruído em 3D por brasileiros

Em 14 de fevereiro se comemora o Dia de São Valentim, condenado e morto por unir casais no sagrado matrimônio. No Brasil, os casais apaixonados têm Santo Antônio como seu padroeiro, mas em países da Europa e nos Estados Unidos, São Valentim é considerado o protetor dos namorados. Permanece, porém, a mensagem do mártir que, neste ano, será lembrada por sua imagem, do seu rosto digitalmente reconstruído em 3D a partir do crânio.

O professor de computação gráfica de Chapecó/SC, Cícero Moraes, é o responsável pelo trabalho inédito feito com a técnica de reconstrução facial. O método utilizado cruza as imagens do crânio do santo com informações dos ossos que identificam a ancestralidade de Valentim.

As 250 fotos da relíquia do santo foram feitas em Roma pelo pesquisador cearense sobre santos, José Luís Lira. Esse foi o grande diferencial do trabalho, pois, pela primeira vez a coleta foi realizada por quem não é especialista na área da computação gráfica.

Desde a digitalização das imagens, o trabalho durou três meses. Com o auxílio de um software que faz o dimensionamento espacial, Cícero criou aquela que é uma imagem em três dimensões do rosto de São Valentim. O material também foi encaminhado para análise do Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro.

A peça será agora impressa como um busto branco no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer em Campinas/SP para depois passar pelas mãos de uma artista plástica sacra. Num prazo de dois meses o trabalho final será apresentado oficialmente no Brasil ou na Itália. A certeza é que a peça será entregue à Igreja de Santa Maria de Cosmedin, em Roma, onde já está o crânio de São Valentim. As relíquias, junto à face mais coerente possível de como era o santo em vida, poderão ser apreciadas por fiéis que visitarão a basílica.

Cícero Moraes já trabalhou na reconstrução da face de 10 santos e beatos católicos de diferentes partes do mundo como o próprio Santo Antônio, Santa Maria Madalena e Madre Paulina. O próximo trabalho do designer, como antecipa ele mesmo, é a reconstrução do rosto de São Vicente de Paulo, além de outros personagens históricos da América Latina.

Por Rádio Vaticano

2017-02-14T15:06:55-03:0014/02/2017|
Abrir chat
Powered by