Vicentinos da Catedral

 

AÇÃO SOCIAL DA CATEDRAL – VICENTINOS – CONFERÊNCIA NOSSA SENHORA APARECIDA

A ação social da Catedral é desenvolvida pela Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Trata-se de um movimento católico, também conhecido como Conferência de São Vicente de Paulo, cujos membros, leigos e voluntários, são denominados vicentinos. Inspirados no patrono São Vicente de Paulo, pai da caridade, os vicentinos têm a missão de levar assistência material e espiritual aos necessitados. Um trabalho de grande importância, pois os voluntários conseguem chegar aonde, muitas vezes, o poder público não chega. A Conferência Vicentina da Catedral desenvolve atividades internas e externas, como receber e entregar doações às famílias carentes, visitar e evangelizar a comunidade atendida e ajudar na liturgia da Missa do terceiro domingo de cada mês, às 10h30 em sua missa das 05 intenções. Além de alimentos, a Conferência recebe roupas, cobertores, materiais escolares, cadeiras de rodas, móveis, principalmente camas e colchões, e artigos diversos e de necessidade. Os objetos podem ser deixados na secretaria da Catedral ou na Sede dos Vicentinos, localizada na 913 norte.

São Vicente de Paulo

São Vicente de Paulo nasceu na Aquitânia (França) em 1581. Criado em uma família pobre e religiosa, conviveu em um ambiente que tinha crianças abandonadas, prostitutas, muita pobreza e escombros causados pelas revoluções e guerras. Tornou-se sacerdote aos dezenove anos, em 23 de setembro de 1600. Em uma das paróquias que serviu viu muita miséria material e moral, que lhe fizeram participar mais das obras da fé.

Ele realizou uma viagem onde foi preso e, com grande humildade, viveu na escravidão até converter seu patrão. E após dois anos conseguiu sua liberdade. Depois disso, Vicente de Paulo deu início a reforma do clero, com: obras assistenciais, luta contra o jansenismo que esfriava a fé do povo e estragava com seu rigorismo irracional. Fundou também a “Congregação da Missão” (lazaristas) e unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as “Filhas da Caridade” (irmãs vicentinas).

Vicente faleceu com quase 80 anos em Paris, no dia 27 de setembro de 1660, e foi Canonizado no dia 16 de junho de 1737. Em 12 de maio de 1885 é declarado patrono de todas as obras de caridade da Igreja Católica, por Leão XIII

Corpo incorrupto de São Vicente de Paulo

O corpo de São Vicente de Paulo foi exumado pela primeira vez diante de dois médicos, autoridades da Igreja e outras testemunhas, após cinquenta e dois anos de sua morte. E quando os presentes viram o corpo perceberam que estava incorrupto. Só o nariz e os olhos tinham algumas marcas de deterioração.

Então os médicos puderam atestar que esta preservação não poderia ocorrer por meios naturais. Vinte anos depois, por ocasião da canonização de Vicente de Paulo, o corpo já estava em estado de decomposição devido a inúmeras inundações no terreno. O corpo de São Vicente de Paulo foi reconstituído em cera, e está exposto à visitação pública na Capela de São Vicente de Paulo, em Paris. O coração do santo está conservado em um relicário na Capela Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.

 

Informações
Local: Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Endereço: Esplanada dos Ministérios
Telefone:  9669-7948

Local: Sede dos Vicentinos:
Endereço: SGAN 913, conjunto E, na Asa Norte
Site: http://www.ssvpcmb.org.br

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Open chat