logo-catedral-site

VIII Dia Mundial dos Pobres na Catedral

Cerca de 500 pessoas participaram, neste sábado, 16, da celebração do VIII Dia Mundial dos Pobres, na Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida. A Igreja Mãe abriu suas portas para um dia de acolhida, solidariedade e promoção humana.

A celebração arquidiocesana foi realizada com a articulação da Catedral e do programa Partilha Brasília, que organizou as caravanas de diversas Regiões Administrativas do Distrito Federal, como Samambaia, Fercal, Sol Nascente, Ceilândia, Paranoá e Varjão. Assim, pessoas carentes que nunca havia entrado na Catedral tiveram a oportunidade de conhecer o templo.

“Esta foi a primeira vez em que muitos participantes da Caravana Partilha Brasília entraram na Catedral Metropolitana. É muito gratificante poder realizar esse evento em que as pessoas verdadeiramente têm um contato mais íntimo com o Senhor”, contou Caio Valente, coordenador arquidiocesano do Programa Partilha Brasília e um dos organizadores do evento.

Sandra Rúbia Guedes conta que mora em Samambaia Norte, há mais de 50 anos, e nunca havia entrado na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. “Meus netos estão se divertindo muito neste evento. Eu nasci aqui no Distrito Federal, mas nunca tive a oportunidade de entrar na Catedral. Hoje, realizo esse sonho com muita alegria”, disse emocionada.

Além de sediar o evento e a Santa Missa presidida pelo arcebispo, cardeal Paulo Cezar Costa, a Catedral arrecadou entre seus agentes de pastoral 300 cestas básicas, que foram distribuídas às famílias participantes. “Apesar das dificuldades financeiras, eu tenho sempre em mente que é sempre possível dar um pouco do pouco que temos para os pobres”, destacou o pároco da Catedral, padre Agenor Vieira.

Durante o dia, foram oferecidas diversas atividades, como atendimentos médico e odontológico, brincadeiras, corte de cabelo e pintura de rosto para as crianças, além do café da manhã e do almoço. Entidades como o SESI e o SESC foram parceiras na celebração do Dia Mundial dos Pobres.

 

 

Opção pelos pobres

A Celebração Eucarística com a intenção do Dia Mundial dos Pobres foi presidida pelo arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa, e concelebrada por dom Antonio de Marcos, bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília e referencial para as Obras Sociais, o pároco da Catedral, padre Agenor, e outros sacerdotes da arquidiocese.

Em sua homilia, dom Paulo relacionou a vida de oração com a caridade para com os mais necessitados: “Quem reza, percebe os irmãos necessitados que se encontram ao seu lado. As pessoas necessitam do nosso amor”. O arcebispo exortou que “não existe um verdadeiro seguimento a Jesus Cristo se ignorarmos os pobres”.

“A opção pelos pobres faz parte da fé Cristológica. Olhando para a realidade que está ao nosso redor, encontramos tantas pessoas que precisam de atenção e do nosso amor. Ser dom concreto na vida dos pobres é perguntar a eles: como eu posso te ajudar a viver verdadeiramente de acordo com a dignidade de filho de Deus?”

 

Com informações e fotos da arquidiocese de Brasília
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
ATUALIDADES
AGENDA

2025 abril

Semana 5

seg 31
ter 1
qua 2
qui 3
sex 4
sáb 5
dom 6
seg 7
ter 8
qua 9
qui 10
sex 11
sáb 12
dom 13
seg 14
ter 15
qua 16
qui 17
sex 18
sáb 19
dom 20
seg 21
ter 22
qua 23
qui 24
sex 25
sáb 26
dom 27
seg 28
ter 29
qua 30
qui 1
sex 2
sáb 3
dom 4
  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

  • Sem Eventos

SITES INDICADOS
Open chat